Imagem11

     Bem vindo ao Herbário virtual Zumbi dos Palmares, ele foi constituído para que os internautas tenham um livre acesso as informaçoes científicas e culturais sobre as plantas sagradas e medicinais do Candomblé.   Ele também visa contribuir para combater a intolerância religiosa e racial, resgatando os valores  dos povos de origem africana (Afro-brasileiros) que tanto contribuiu com um legado na culinária, dança, língua, cultura e religião.

    Toda a coleção de plantas sagradas do candomblé citadas nesse herbário virtual se encontram depositadas e tombadas de forma física na Escola Polivalente de Abreu e Lima, constituindo um dos principais herbários do país a preservar exclusivamente as plantas sagradas utilizadas pelos povos afro-brasileiros.

     Além de informações das exsicatas depositadas no herbário físico da escola, o herbário virtual traz também algumas particularidades das plantas coletadas e catalogadas, como: estado natural da planta, perspectiva de conservação, entre outras, contribuindo com informações científicas adicionais.

      No que se refere a utilização dos vegetais  no uso sagrado dentro do Candomblé, uma única planta pode apresentar mais de um Orixá  e diferentes utilizações na liturgia, dependendo da nação em que é utilizada.

    A utilização medicinal e religiosa das plantas mencionadas neste herbário foram tomadas através de informações de artigos científicos e sabedoria popular.

       Este site é apenas informativo, não use ervas sem orientação e no caso de fins medicinais, não o faça sem indicação médica.

Imagem17

1- As plantas estão catalogadas por famílias botânicas (Grupos que são semelhantes), para acessar a informação passe o mause no ícone da família com terminação em aceae no topo do site que aparecerá a relação das plantas.

2– As informações das caracterísiticas de cada família botânica estão também disponíveis, bastando clicar nas mesmas no topo do site.

3- Dentro das famílias as plantas estão com seu nome popular.

4- O ícone e-book levará a uma página onde contém endereços eletrônicas que os levará a livros digitais sobre o tema confeccionados pelos idealizadores do herbário e armazenados no skydrive.

5- No ícone parceiros se refere as contribuições e apoio na construção deste Herbário virtual.

Boa pesquisa.

Imagem22

3 responses to “

  1. Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

  2. Gostei ADOREI como toda a iniciativa vai ter alguém dizendo falta isto ou aquilo para mim esta lindo e ótimo o que falta são pessoas iguais a vocês que tem esta iniciativa linda e INFORMATIVA PARABENS E SUSSESSO

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s